Avançar para o conteúdo principal

8 de Xullo

Querido diário:

Começámos a semana com a última aula de Historia da Lingua. Confesso que queria ter tido mais semanas inteiras! O professor terminou a matéria justo no final que tinha previsto, e deixámos esta parte para trás - embora ainda tivéssemos o trabalho para fazer e entregar no dia 15 até à meia-noite.

No final, tivemos meia hora de pausa e ao meio dia a segunda conferência do curso (a primeira foi na RAG na Coruña), mas desta vez com o Antón Reixa!! Quando percebi que era do grupo Resentidos, que tenho vindo a ouvir durante meses a fio, ia-me dando um colapso. Até levei a mão ao coração e ele riu-se. Isto porque o nosso grupinho maravilha ficou sentado na fila da frente porque...chegámos atrasados, ou melhor, mesmo no fim de toda a gente já se ter sentado.

A conferência foi em torno da produção audiovisual (o Reixa, para além de músico, poeta, letrista e ensaísta é também produtor de cinema!!) e foi bastante interessante. Num tom calmo e sem grandes alaridos. Ao estilo dele.

Tivemos a tarde livre e às 19h00 o primeiro obradoiro também. Este foi com Xurxo Sousa, conhecido actor galego e dedicadíssimo às músicas e contos do mar. Foi uma sessão maravilhosa, onde cantámos muito e onde rimos também muito. O Xurxo é incrível, contou-nos histórias muito engraçadas de lendas de marinheiros e ainda nos pôs a cantar várias canções de trabalho, desde músicas que cantavam as mulheres que trabalhavam nas conserveiras às que cantavam os homens a arrastar pedras de granito. Fizemos inclusivamente o som de arrastar as pedras aí. 

Foi muito especial, julgo que não esquecerei o som de imitar o esforço de quem empurra pedras das quais nunca saberemos o peso.

No final julgo que fomos para a residência directamente, mas já não posso confiar na minha memória retardada!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Querido Diário

Fica claro que o jeito para registar, diariamente, os meus dias, não me vai de afeição. Como desculpa, tenho o facto de ter chegado a Santiago de Compostela no dia dois (na terça-feira da outra semana), e ter conseguido só hoje ligar o computador e sentar-me a tratar assuntos pendentes. Não que isto tenha exigido grande sacrifício da minha parte: devo confessar que ficar sem grande ligação ao meu mundo costumeiro me tem feito um bem tremendo, e que dedicar-me à minha rotina aqui me tem trazido tanto prazer, que pouca falta sinto de a ligar à minha vida-de-todos-os-outros-dias. Mas também é verdade que não quero deixar de registar o que me vai acontecendo, mais para não me esquecer ou poder confirmar determinadas memórias mais tarde. No entanto, visto que já passou mais de uma semana, não me parece que consiga aqui descrever em pormenor, de uma rajada só, tudo o que tem sido desde que decidi imaginar que podia vir a estar aqui. Ou tão só tentar contar como tem sido estar, de fa

9 de Xullo

Querido Diário: Primeira aula de Historia da Literatura: o professor Xosé Salgado é um prato. O contraste com o estilo do Mariño foi imediato. Usa muitos castelanismos e tem uma muleta que se tornou já uma espécie de grito de guerra para nós: BUENO. Escrevo em caps lock porque ele fala bastante alto e esta muleta mais alto do que o resto do discurso. Fez uma selecção de textos para nós e começou por um da Rosalía. A Xustiza pola man. Já o tinha lido na aula de galego em Braga, mas a interpretação dele foi muito diferente daquela que fizemos. Aliás, não muito diferente: mas aquilo que é possível logo entender das primeiras estrofes, o Salgado achou que podia ser interpretado de outras formas. Isto depois de se declarar logo no início da aula "não rosaliano". Na verdade, com o tempo fomos percebendo que os seus ligeiros laivos machistas não podiam, de facto, ser conciliados com a coragem feminista dela. Mesmo assim, a aula foi boa, e valeu-nos boas risadas ao i

8 de Agosto

Querido diário: Nunca mais te escrevi. A indisciplina é a minha maior tentação. A par disso, os dias preenchidos com várias coisas, nomeadamente tempo para descansar e nem ligar o computador e depois a absorção total de uma vida que foi a minha durante quatro semanas, fez com que ignorasse por completo esta urgência em partilhar tudo. Significa isto, pois, que muito já se perdeu e que dificilmente conseguirei recuperar para memória futura, ou pelo menos cronológica. Hoje nem tentarei voltar à cronologia que estava a tentar seguir. Para além de isto ficar cheio de flashbacks, nem sequer vou conseguir seguir uma linha cronológica muito lógica quando os fizer! Hoje escrevo-te sobre hoje. Sobre o que sinto hoje depois de Compostela. Sei que parecerá altamente pretensioso ou então um pouco religioso, mas de alguma maneira consigo subentender que existe, para mim, um antes e um depois deste mês de Julho; um antes e depois de Compostela. O que dá, precisamente, A.C. e D.C., para