Avançar para o conteúdo principal

9 de Xullo

Querido Diário:

Primeira aula de Historia da Literatura: o professor Xosé Salgado é um prato. O contraste com o estilo do Mariño foi imediato. Usa muitos castelanismos e tem uma muleta que se tornou já uma espécie de grito de guerra para nós: BUENO. Escrevo em caps lock porque ele fala bastante alto e esta muleta mais alto do que o resto do discurso.

Fez uma selecção de textos para nós e começou por um da Rosalía. A Xustiza pola man. Já o tinha lido na aula de galego em Braga, mas a interpretação dele foi muito diferente daquela que fizemos. Aliás, não muito diferente: mas aquilo que é possível logo entender das primeiras estrofes, o Salgado achou que podia ser interpretado de outras formas.

Isto depois de se declarar logo no início da aula "não rosaliano". Na verdade, com o tempo fomos percebendo que os seus ligeiros laivos machistas não podiam, de facto, ser conciliados com a coragem feminista dela.

Mesmo assim, a aula foi boa, e valeu-nos boas risadas ao imitiarmos o BUENO e ainda o DALLE, que usa para mandar alguém ler. 

Ao meio dia tivemos nova conferência, desta vez sobre cantigas medievais. Confesso que não gostei nada. Passo a explicar: não que o tema não me interesse, mas porque a Paulina, polaca que se dedica inteiramente ao estudo e recriação das cantigas medievais galaico-portuguesas, começou a sessão logo por cantar uma. Naquele tom de igreja estranha. Foi muito surreal!!!

Queria rir mas ao mesmo tempo sair dali a correr. Infelizmente, não foi a única vez que cantou, excepto quando nos mostrou uma música que tinha quer ser cantada a três vozes, e felizmente usou o computador para nos mostrar. Dessa gostei mais. Dentro do estilo eclesiástico, claro.

Depois voltou aos seus cânticos e obrigou-nos a decorar e cantar com ela o refrão de uma cantiga de escárnio e maldizer. O raio da melodia e parte da letra ainda me assaltam às vezes a cabeça e quero chorar. Não consigo explicar a sensação. 

Para contextualizar: esta rapariga estudou na Sorbonne em Paris as cantigas medievais. Depois veio fazer o mesmo curso que nós para aprender galego e poder aprender a cantar as cantigas. Entretanto ficou a trabalhar aqui em Compostela e agora é responsável por reavivar e registar as cantigas de Santa María. Gabo-lhe o currículo, sem problema, mas na verdade não consigo perceber bem uma paixão assolapada destas por uma coisa destas.

Contaram-me que, quando foi aluna do galego sem fronteiras, na sessão de claurusa, cantou no final. Sozinha. Sem ninguém lhe pedir e sem avisar. AWKWARD. Consigo imaginar a cara de toda a gente, especialmente daqueles que não puderem deixar de sorrir cordialmente e fingir que era uma coisa normal. Soube também que às vezes andava pela cidade a cantar aquilo. A sério, convivo muito bem com vários tipos de patologias, mas esta ultrapassou-me. Não aguento.

A rapariga era simpática e tudo, mas espero nunca mais ter que a ouvir cantar aquela merda.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Querido Diário

Fica claro que o jeito para registar, diariamente, os meus dias, não me vai de afeição. Como desculpa, tenho o facto de ter chegado a Santiago de Compostela no dia dois (na terça-feira da outra semana), e ter conseguido só hoje ligar o computador e sentar-me a tratar assuntos pendentes. Não que isto tenha exigido grande sacrifício da minha parte: devo confessar que ficar sem grande ligação ao meu mundo costumeiro me tem feito um bem tremendo, e que dedicar-me à minha rotina aqui me tem trazido tanto prazer, que pouca falta sinto de a ligar à minha vida-de-todos-os-outros-dias. Mas também é verdade que não quero deixar de registar o que me vai acontecendo, mais para não me esquecer ou poder confirmar determinadas memórias mais tarde. No entanto, visto que já passou mais de uma semana, não me parece que consiga aqui descrever em pormenor, de uma rajada só, tudo o que tem sido desde que decidi imaginar que podia vir a estar aqui. Ou tão só tentar contar como tem sido estar, de fa

8 de Agosto

Querido diário: Nunca mais te escrevi. A indisciplina é a minha maior tentação. A par disso, os dias preenchidos com várias coisas, nomeadamente tempo para descansar e nem ligar o computador e depois a absorção total de uma vida que foi a minha durante quatro semanas, fez com que ignorasse por completo esta urgência em partilhar tudo. Significa isto, pois, que muito já se perdeu e que dificilmente conseguirei recuperar para memória futura, ou pelo menos cronológica. Hoje nem tentarei voltar à cronologia que estava a tentar seguir. Para além de isto ficar cheio de flashbacks, nem sequer vou conseguir seguir uma linha cronológica muito lógica quando os fizer! Hoje escrevo-te sobre hoje. Sobre o que sinto hoje depois de Compostela. Sei que parecerá altamente pretensioso ou então um pouco religioso, mas de alguma maneira consigo subentender que existe, para mim, um antes e um depois deste mês de Julho; um antes e depois de Compostela. O que dá, precisamente, A.C. e D.C., para